Visualizzazioni totali

giovedì 12 ottobre 2017

Emendas à auto-constituição

Autoconstituição

Preâmbulo:
não nada o nada em tudo
nada o quase-nada porém
nado os cinco oceanos

Artigo 1:
sou uma partícula
de excesso solta. logo nem
tenho cabimento

Artigo 2:
eu próprio sou impróprio
sou só rios inquilinos
e pedras de comer

Artigo 3:
não trato da vida
é ela que me trata – e até bem
mas ela é tratante

Artigo 4:
amo fevereiros
sombra e luz do ano inteiro
num esplendor no chão

Artigo 5 (ou, minha vida em desessete capítulos):
nasci da W-3
revoguei as indisposições
flori de insensatez

Artigo 6:
gosto de ver rostos
até dentro de uniformes
espirram e bocejam

Artigo 7:
bem que adoro as exceções
mal percebo os trens no trilho
só o besouro entre os vagões

Artigo 8:
enquanto transtorno
desenho em mim outra forma
e depois transbordo

Artigo 9:
não invento palavras
os outros é que me dizem
o que eu quero dizer

Artigo 10
sonho um Freud andróide
maquiando a tireóide
e meu pomo-de-adão

Artigo 11
na vida é iminente
que uma eminência imanente
me manda e me mente

Artigo 12
o que é que eu sou mesmo?
uma antena entre torresmos,
mais uma lesma a esmo?

Artigo 13
sem lugar fluo e flutuo
não deixo que a experiência
distraída conclua

Artigo 14
prego ambivalência
amo a insolência indolente
mesmo a sonolenta

Artigo 15
sou confusionista
nem prazeres tem prazos
nem neuroses validade

Artigo 16
excreto quase tudo
exceto o excesso; e o que falta.
e como as migalhas

Artigo 17
nunca venho a calhar
misturo o momento certo
com o calendário ao léu

Artigo 18
gosto dos desejos
rimo remela e sapiência,
coceira e citação

Artigo 19
crio exageros novos.
o plural de caô é caos
e o de ordens é ordem

Artigo 20
quero mais palavras
ao vento, ao fogo, ao matagal
e com um ninho dentro

Artigo 21
amo papel em branco
solto na rua, já que há vultos
avulsos em tudo

Nessun commento: