Visualizzazioni totali

mercoledì 9 agosto 2017

Voltando aos escombros

Voltando aos escombros

Depois de um ano fora da UnB e do Brasil, volto. A vergonha da nacionalidade, que eu sinto desde maio de 2016, onde quer que eu esteja, se acirra quando por toda parte há pouco espaço para a invenção. A humilhação generalizada, contudo, é um sentimento novo quando ando pelas ruas, pelos corredores, pelos sinais de trânsito. A presença explícita ainda que incapaz de dizer seu nome do arbítrio e da truculência vejo por toda parte – o arbítrio e a truculência em coalizão tomaram o poder estatal federal à golpe de constitucionalidade no ano passado e desde então capilarizaram-se por muitos rincões de um país que se viu obrigado a endossar uma subalternidade privilegiada. É certo que este estado de coisas de governo pelo medo não é inédito nem no Brasil e nem no resto do mundo – é algo cada vez mais frequente. O controle das populações ultrapassa quase todos os dispositivos de participação e interferência nos espaços públicos e as democracias parecem perder intensidade a cada ciclo eleitoral. E, no entanto, percebo a diferença entre a humilhação dos que foram golpeados e o clima de expectativa – ainda que raramente de protagonismo – que imperava antes do ano passado tenebroso.

Tento começar a exorcizar esse sentimento de destituição na exposição Não matarás do Museu da República organizada por Wagner Barja. A exposição gira em torno de mais de 50 obras de José Zaragoza sobre os rastros do golpe de 1964 e abarca outros trabalhos recentes acerca da nação golpeada. Na exposição retomo minha performance O desarmado que comecei a fazer na praça de Tlalteloco na Cidade do México em 2014. Escrevo na tabuleta que acompanha meu gesto:

Em vez de revoluções,
golpes de estado.
A polícia protege os governos
contra os governados.
Sobraram a ditadura constitucional
e os desarmados.

Ao mesmo tempo, em Brasília, como que para amortizar minha aterrissagem, a exposição de Traplev onde a pos-democracia é um dos ingredientes: o diagnóstico de que os dispositivos democráticos se tornaram rituais de legitimação sem efeito diante do poder econômico de endinheirados globais que atuam dentro da ordem constitucional e indiferentes à encenação dos rituais democráticos. Pois então: chego a uma ditadura constitucional. Um regime que talvez tenha que ser pós-democrático já que a democracia tem que ter sido experimentada em alguma intensidade para se tornar a constitucionalidade uma liturgia que dispensa a participação pelas formas democráticas. Há uma tensão entre democracia e constitucionalidade. Essa é a tensão que deu o bote. A democracia, se precisa se expandir para sobreviver, esbarra nos direitos adquiridos e nas instituições estabelecidas. A ordem constitucional é uma liturgia que pode ser preservada em ambientes crassamente antidemocráticos. Esta é a experiência por que passa o Brasil para onde volto. Um regime de exceção e de direito.

Não sei se entendo bem o que perdi – talvez demore muitos anos para entender. O que perdemos na universidade é claro: recursos para investigar, capacidade para inventar, importância. Somos obrigados mais uma vez a engolir pílulas de subalternidade. De um ponto de vista mais amplo, o tamanho do dano não posso dimensionar. Porém percebo já que uma ditadura constitucional é a mais terrível das formas de governo. Ela é o avesso da democracia e também o avesso do domínio de um déspota soberano que prescinde de leis. A lei se protege a si mesma – com a ajuda dos aparelhos de segurança que a balizam e a transformam em lei. Chegamos nisso. Talvez a experiência brasileira – como tantas experiências de fascismo que foram inventariadas no último século – seja precisamente o futuro das humanidades governadas em um planeta em perigo. Penso que o golpe brasileiro é mesmo a vanguarda de uma distopia. Nada que mereça que eu escreva para casa contando. Além disso, a casa ruiu.


Nessun commento: